terça-feira, 26 de julho de 2011

Um lutador de Karate...

"Um lutador de Karate não possui nada nas mãos quando luta.
Ele não trata com honra ou com dinheiro.
O seu único sonho a perfeição no Karate.
Ele carrega no seu punho o espírito de uma morte certa, como um sopro em seu golpe.
E sempre decide o seu caminho através da justiça."

Não há fim no meu caminho de Karate. OSU!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

OSU!


OSU (OSS) uma expressão criada na Escola Naval Japonesa. E como palavra resume a filosofia do Karate - significando literalmente "perseverança sob pressão intensa", e pode ser usada universalmente para cumprimentar alguém ou para expressões como "sim", "por favor", "obrigado", "entendi", "desculpe-me" etc.


Ainda que nenhum de meus membros se movam, mesmo assim estarei de pé até meu ultimo suspiro, pois Sou um KYOKUSHINKAI, OSU!

DOJO KUN KARATE (Promessas no Karate Kyokushinkai)

1 - TREINAREMOS FIRMEMENTE NOSSO CORAÇÃO E NOSSO CORPO, PARA TERMOS O ESPÍRITO INABALÁVEL.


2 - ALIMENTAREMOS A VERDADEIRA SIGNIFICAÇÃO DA ARTE MARCIAL DO KARATE, PARA QUE NO DEVIDO TEMPO NOSSOS SENTIDOS POSSAM ATUAR MELHOR.


3 - COM VERDADEIRO VIGOR PROCURAREMOS CULTIVAR O ESPÍRITO DE ABNEGAÇÃO.


4 - OBSERVAREMOS AS REGRAS DE CORTESIA, RESPEITO AOS NOSSOS SUPERIORES E DE ABSTERMO-NOS DA VIOLÊNCIA.


5 - SEGUIREMOS NOSSO DEUS E ETERNAS VERDADES E JAMAIS ESQUECEREMOS A VERDADEIRA VIRTUDE DA HUMILDADE.


6 - OLHAREMOS PARA O ALTO, PARA A SABEDORIA E PARA O PODER, NÃO PROCURANDO OUTROS DESEJOS.


7 - TODA NOSSA VIDA, ATRAVÉS DA DISCIPLINA DO KARATE KYOKUSHINKAI, PROCURAREMOS PREENCHER A VERDADEIRA SIGNIFICAÇÃO DA FILOSOFIA DA VIDA.


Escrito pelo Mestre Masutatsu Oyama com a colaboração filosófica de Eiji Yoshikawa.

IKU - Sorocaba - SP

     Shidoin Mauro Pellegrini - Faixa Preta 1º Dan, é o delegado regional da IKU para cidade de Sorocaba - SP.

IKU - São Paulo

  Shihan André Roberto - Faixa Preta 4º Dan, é o representante oficial da IKU para o estado de São Paulo, presidente da Federação Paulista de Cultura e Artes Marciais (FPMA).


IKU - Brasil

Shihan Carllos Alfredo - Faixa Preta 5º Dan, é Branch Chief da IKU no Brasil, presidente da Federação Internacional de Karate Kyokushinkai do Brasil (F.I.K.B).

Kaicho Farzinzad - IKU

Kaicho David Farzinzad foi o aluno mais jovem de Sosai Oyama a receber o 5º Dan e posteriormente o titulo de Kyoshin que é dado aos 7º Dan.

Depois da morte de Mas Oyama, a organização fundada por ele se fragmentou em várias outras e muitas visavam apenas os lucros e esqueceram o verdadeiro legado deixado por Sosai Oyama, mas o Kaicho sempre se manteve fiel aos ensinamentos de Sosai Oyama, seguindo o verdadeiro Karate Kyokushinkai.



Assim algum tempo depois, no ano de 2000 desiludido com o rumo tomado pelas outras  organizações de Karate Kyokuhin acaba por fundar a IKU (INTERNATIONAL KYOKUSHINKAI UNION) para seguir com respeito o legado do Grande Mestre Masutatsu Oyama protegendo as técnicas do Karate Kyokushinkai, sem divergir dos princípios originais do Sosai. A sua sede (Honbu Dojo) está localizada nos Estados Unidos da América comandada pelo Kaicho Farzinzad - fundador e presidente da organização.


A IKU é uma organização onde todos fazem parte de uma grande e unida família, é onde seus membros trocam experiências, respeito e apoio mútuo, tornando o Karate Kyokushinkai mais forte a cada dia.

Sosai Oyama - Kyokushinkai



O Sosai Oyama nasceu próximo a vila de Gunsan na Coréia do sul em 17 de julho de 1923 como Hyung Yee (também conhecido como Yong I-Choi ou ainda como era Choi Bae Dal) posteriormente adotou um novo nome japonês de Masutatsu Oyama. Ainda jovem ele foi mandado para Manchúria para morar com sua irmã, foi então que descobriu as artes marciais, tendo treinado logo na infância, o Kempo do estilo "Dezoito Mãos ou Dezoito Técnica". Aos 13 anos foi para Tokyo, para estudar, e se alistou para servir na força área japonesa. Durante o serviço militar Oyama continuou seu treinamento marcial e recebeu a Faixa Preta de Karate. Foi então que mais tarde ele impôs a si mesmo o seu primeiro exílio voluntário de 18 meses no Monte Minobu – Japão, local escolhido por ser ter sido antes o lugar onde Miyamoto Musashi desenvolveu o seu venerável estilo de combate com espada, levando justamente uma cópia do livro de Yoshikawa sobre Musashi. Depois retornou a civilização, lutou e sagrou-se campeão, no ano de 1947, no All Japan Karate Tournament, realizado em Kyoto no Maruyama Kaikan. Apos este campeonato, Oyama se isolou novamente nas montanhas, porem desta vez foi para o Monte Kiyosumi, na prefeitura de Chiba – Japão. Ao voltar do treinamento nas montanhas ele decidiu repetir uma antiga prova tradicional de combates: a prova dos cem combates. Só que ele foi mais além: lutando por 3 dias consecutivos, sendo 100 combates por dia, realizando 300 combates. Em abril de 1952 viajou para os Estados Unidos, a convite da Chicago Pro Wrestlers Association, onde lutou com mais de 270 lutadores, vencendo todos seus oponentes, sendo que em grande parte de suas lutas ele os vencia apenas com um golpe. Esta viagem que estava planejada para ser uma viagem curta acabou durando 10 meses, e Oyama percorreu 32 estados no território americano, Canadá, Cuba e México. Ao retornar desta turnê internacional ele começou a lutar com touros, tendo enfrentado 52 touros em sua carreira, matando 3 destes, retirando o chifre de 49, e sendo também ferido gravemente em uma de seus embates com um touro, ele ficou hospitalizado por seis meses e ainda em outra ocasião enfrentou um urso. Até que em 1957 funda a organização Kyokushinkai e a controla até a sua morte em 26 de abril de 1994, aos 70 anos de idade.